sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Sacramento do Matrimônio na prática


Curso de Preparação ao Matrimônio: A Igreja pede aos noivos que participem do curso de preparação da paróquia onde vão casar-se, que tem por objetivo ajudar os noivos a se prepararem bem para o casamento, tendo em vista a reflexão e orientações sobre vida a dois, com base em testemunhos de casais já casados. A equipe do curso normalmente é constituída de um casal coordenador, assistentes e casais animadores. São pessoas que têm experiência nas alegrias e dificuldades da vida de casado e partilham seu testemunho. A duração do curso depende da paróquia. O ideal é que seja realizado alguns meses antes da data do casamento, para que haja uma reflexão real sobre o Matrimônio.

Padrinhos: o Sacramento do Matrimônio não exige a presença de padrinhos, e sim de duas testemunhas. O Código de Direito Canônico (Cân. 1108) determina que somente é válido o Matrimônio contraído perante um ministro assistente e duas testemunhas.

Notemos bem: exatamente porque a relação entre marido e mulher cristãos é sinal/Sacramento do Amor entre Cristo e a Igreja, somente quem realmente tem uma vida cristã deveria receber o Sacramento do Matrimônio. Como é que duas pessoas que não têm uma vida de fé, uma prática verdadeiramente cristã, poderiam viver essa relação sagrada em suas vidas? Como um casal que não vivencia realmente a experiência cristã poderá viver esta realidade maravilhosa: nosso amor é sinal de um Amor maior, nosso amor tem o Selo da Graça que nos sustenta na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, como entrega amorosa entre o Cristo e sua Esposa, a Igreja? É claro que o mundo não compreenderá nunca tal realidade! O Matrimônio é mistério de fé e somente na fé pode ser acolhido, somente na oração pode ser vivido e somente na graça pode ser mantido!

Sem comentários:

Enviar um comentário