terça-feira, 30 de setembro de 2014

PRINCÍPAIS RIOS DE ANGOLA


RIO KWANZA
O Rio Kwanza é o maior rio exclusivamente angolano.
O rio Kwanza nasce em Mumbué, município do Chitembo, Bié, no Planalto Central de Angola. O seu curso de 960 km desenha uma grande curva para Norte e para Oeste, antes de desaguar no Oceano Atlântico, na Barra do Kwanza, a sul de Luanda. Com uma bacia hidrográfica de 152.570 km², o Kwanza é navegável por 258 km desde a foz até ao Dondo. As barragens de Cambambe e de Capanda produzem grande parte da energia eléctrica consumida em Luanda. As barragens também fornecem água para irrigação de plantações de cana-de-açúcar e outras culturas no vale do Kwanza.
É no maior afluente do Kwanza, o rio Lucala, que se encontram as grandes Quedas de Kalandula . Junto da foz do rio fica o Parque Nacional da Quiçama. O rio Kwanza foi o berço do antigo Reino do Ndongo, tendo também sido uma das vias de penetração dos portugueses em Angola no século XVI. O rio dá o seu nome a duas províncias de Angola — Kwanza Norte, na sua margem norte, e Kwanza Sul, na margem oposta — bem como, desde 1977, à unidade monetária nacional, o kwanza.

RIO CUNENE
O Cunene é um rio de Angola que traça parte da fronteira com a Namíbia. O rio Cunene nasce nas Boas Águas, Huambo, no Planalto Central de Angola, correndo para Sul até atingir asquedas do Ruacaná, a partir de onde inflecte para Oeste até à sua foz no Oceano Atlântico.
O curso do Cunene é de cerca de 1.200 km, dos quais 960 km exclusivamente em Angola. A bacia hidrográfica do rio Cunene é de 272.000 km², dos quais 150.800 km² em território angolano. O Cunene é um dos poucos rios permanentes nesta região árida. O seu caudal anual médio é de 174 m³/s na foz.1 AsQuedas do Monte Negro (Epupa) situam-se neste rio.O rio Cunene é partilhado pelos povos Nhaneca-Humbe e Hererós

RIO CASSAI
O rio Cassai ou rio Kasai é um rio de Angola e da República Democrática do Congo, um dos grandes rios da África Central e um dos maiores afluentes do rio Congo.A sua bacia hidrográfica fica por pouco aquém de 1 milhão de quilómetros quadrados, sendo a 32.ª maior do mundo. Desagua no Congo 170 km a norte de Kinshasa.
O Cassai nasce em Angola, no Alto Chicapa, Lunda Sul, dirige-se para norte, e serve de fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo. No território deste, alcança a sua grande importância, tornando-se um rio largo muito utilizado para transporte. Junta-se ao rio Congo perto de Kwamouth (3°10′31″S, 16°11′59″E), sendo conhecida a pequena parte entre a foz do seu afluente Fimi até ao Congo como Rio Kwa. Nas margens do Cassai encontra-se a selva equatorial africana, extraordinariamente rica em biodiversidade. Só há nas suas margens duas grandes cidades com mais de 100 mil habitantes: Kananga e Mbuyi-Mayi. O rio Cassai e os os seus tributários constituíram a rede de comunicações fundamental ao nascimento e expansão dos antigos impérios Lunda e Lunda-Quioco.

RIO CUANGO
O Cuango (ou Kwango) é um rio de Angola e da República Democrática do Congo.O Cuango nasce nas terras altas do Alto Chicapa, na província angolana da Lunda Sul, e corre na direcção Sul-Norte-Noroeste servindo de fronteira com a República Democrática do Congo, acabando por entrar neste país, juntando-se ao rio Cassai, próximo da cidade de Bandunu, antes de desaguar no rio Congo. O rio tem cerca de 1100 km de extensão, dos quais 855 km em Angola.O antigos reinos de Cassange e da Matamba situavam-se na bacia do Cuango.


RIO ZAMBEZE

Com um total de 2.750 km de comprimento, o Zambeze nasce na Zâmbia, a 30 km da fronteira com Angola. Entra em território angolano no Cazombo e sai a sul do Lumbala-Caquengue, sempre no município do Alto Zambeze, província do Moxico. A sua importância em Angola é devida principalmente à extensa bacia hidrográfica de 150 800 km² apenas em território angolano. Todos os rios no quadrante sudeste de Angola são afluentes do Zambeze. O rio, depois, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e atravessa Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico num enorme delta. A parte mais espetacular do seu curso são as Cataratas Vitória, as maiores do mundo, com 1708 m de extensão e uma queda de 99m. Este monumento natural foi inscrito pela UNESCO em 1989 na lista dos locais que são Património da Humanidade. O Zambeze tem ainda outras quedas de água importantes, entre as quais as Cataratas Chavuma, próximas dafronteira Angola-Zâmbia e as Ngonye Falls, perto de Sioma, na região ocidental da Zâmbia.

RIO CUBANGO
O rio Cubango (ou Okavango), é um rio da África austral que faz a fronteira natural entre Angola e a Namíbia, país onde dá nome a uma das suas regiões. Nasce nos planaltos do interior angolano e corre em direção a sudeste, atravessando a faixa de Caprivi (na Namíbia) para chegar ao maior delta interior do mundo, em Botswana, num pântano com grande interesse ecoturístico, onde se dispersa no deserto do Kalahari, próximo ao pântanos temporários de Makgadikgadi. O delta em si cobre uma superfície entre 15000 km² e 22000 km² durante as cheias, encontra-se ao norte do país, na região de Ngamiland, com capital em Maun, a 942 m de altitude.
No delta do Cubango existe a única população de leões nadadores, que se veem forçados a entrar na água, que durante as enchentes chegam a cobrir o 70% de seu território, para caçar antílopes e impalas.

24 comentários:

  1. Não gostei deste cite porque tem palavras erradas e não é curto e objectivo se fosse para dar estrelas de 1 à 5 daria 0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não sabes o que dizes se fosse para dar 5 estrelas eu dava

      Eliminar
    2. olha quem fala o rei da gramatica

      Eliminar
  2. muito obrigado gostei muito nao importa o que dizem continuam força nisso

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do desenvolvimento e do empenho do vosso trabalho
    Do interesse de ajudarem o nosso conhecimento do País que e Angola
    Obrigada 🌕

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Eu conheci bem a barragem de Cambambe no ano 1975uma grande obra

      Eliminar
  5. Bastante interessante!
    Curto e objectivo.

    ResponderEliminar
  6. O conhecimento vale mais que toda riqueza existente no mundo valeu.

    ResponderEliminar
  7. Estão num bom caminho, continuem assim partilhando os vossos conhecimentos

    ResponderEliminar